Bia game

engatinhando

Dica do Amigo Revisor: Pequenos desbravadores

revisor amigo dos pais de primeira viagemOutro dia a gente tava aqui no Pipipum contando a saga de papais e mamães para manter seus pequenos dentro dos limites territoriais da casa. Porque quando eles começam a andar o mundo parece crescer na mesma hora e eles já saem por aí desbravando os ambientes mais desafiadores. Pra refrear um pouco — só um pouco, porque a gente gosta de ver nossos filhos se desenvolvendo, né — esse ímpeto, lá vão papai e mamãe bolar maneiras mirabolantes para o bebê não sumir de vista. A gente, por exemplo, ergue pequenas barricadas para barrar o caminho dos pequenos, esperando que eles fiquem à vista, mas vejam só: eles se adaptam.

A Milena logo descobriu que podia passar por baixo de mesas e cadeiras, arrastar os móveis e até descer do sofá. (Agora, recentemente, também aprendeu a abrir as portas de correr do nosso apartamento, o que me causou o mesmo espanto de ver aqueles dinossauros em Jurassic Park manuseando as maçanetas do centro de controle da ilha Nublar, rs.) Como ficamos mais na sala, passamos a improvisar obstáculos para que ela não fosse bisbilhotar na cozinha ou meter a mão no vaso do banheiro (é um pesadelo recorrente). Mas eis que agora a guria aperfeiçoou seus métodos de fuga e já ensaia ESCALAR esses obstáculos.

Para ver o que tem em cima da mesa, além do alcance das suas mãozinhas, a Milena agora SE PENDURA na pontinha e faz uma força tremenda pra içar o corpinho. Felizmente, ainda não conseguiu, mas me parece questão de tempo até ela conseguir pelo menos dar uma olhada na papelada. E as barricadas já não a intimidam mais; apesar de ainda não ter muita noção espacial, digamos, quando se depara com alguma coisa no seu caminho ela logo levanta a perninha e tenta um impulso. É fofo, mas assustador.

Essa fase da criança passa tão rápido, e é linda, mas é preciso ter cuidado e fazer o “plantão do bebê”: pare tudo, mas tudo mesmo, e fique de olho no seu filho quando ele estiver correndo pela casa, porque ele não vai parar enquanto não explorar todos os cantos do seu — por ora — microuniverso.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

One thought on “Bia game

  1. Mayara 02/06/2016 / 13:58

    Essas barricadas sao necessarias. A minha menina até que não desafiava muito. Mas o menino…. parece Jack Chan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *